terça-feira, 12 de abril de 2011

Entrevista: Luiz Antonio de Assis Brasil


Entrevistei o escritor, professor e administrador cultural Luiz Antonio de Assis Brasil para a última edição da Revista da Cultura. Aqui vai o "abre" da entrevista:

"Ele é escritor, professor universitário e há mais de 25 anos ministra a famosa Oficina de Criação Literária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, onde ensina aspirantes a escritores a dominar as técnicas da ficção em prosa. E eis que um novo cargo acaba de ser agregado ao seu currículo: desde o início do ano, ele é o novo Secretário Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Ao assumir, prometeu tirar a cultura gaúcha do redor de si mesma e inseri-la no século 21.

Luiz Antonio de Assis Brasil nasceu em 1945, descende de açorianos e é grande admirador de Eça de Queirós. Estreou na literatura em 1976, com Um quarto de Légua em Quadro, depois do qual publicou outros 17 livros. Embora tenha premiações de porte nacional, como o 3º lugar no Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira e uma Menção Honrosa no Jabuti, Assis Brasil é mais celebrado no próprio estado, que também aparece como tema na maioria de suas obras. Já no ofício de professor, ele é conhecido pelos alunos por sua gentileza, humildade e simpatia, assim como pela aversão aos confetes da vida literária.

A seguir, alguns bons momentos da entrevista que Luiz Antonio de Assis Brasil concedeu em seu gabinete, no 19º andar do Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre, no início da manhã do último dia 11 de março. Aqui, ele revela seu fracasso como músico e advogado no início da carreira, fala sobre a amizade com o governador e diz não acreditar que Moacyr Scliar esteja morto."


[continue lendo]

Nenhum comentário: