segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

As novas editoras de Porto Alegre

Acaba de ser publicada, na Revista da Cultura, uma das reportagens que fiz no ano passado. É sobre um fenômeno que venho observando na última década: o surgimento cada vez mais frequente de novas editoras no Brasil. A matéria está focada em Porto Alegre, mas há um box que amplia para outros estados. Começa assim:

"Um mercado em ebulição
Diversas pequenas editoras surgem no Brasil dedicadas a publicar livros dos mais diferentes gêneros e dar voz aos novos autores. Será essa uam tendência?

por Augusto Paim

Não restam dúvidas de que, na última década, o hábito de leitura aumentou entre os brasileiros. Basta reparar no estudo divulgado em agosto passado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros atestando um crescimento do índice de 150% nos dez últimos anos, indo da média anual por pessoa de 1,8 livro para 4,5. Talvez decorra daí outro fenômeno perceptível no país: o surgimento de dezenas de novas editoras, especialmente no Rio Grande do Sul, onde, apenas em todo o ano de 2009, 146 empresas registraram-se como editoras de livros na Junta Comercial do Estado. No mesmo período, apenas duas foram oficialmente extintas. São nomes ainda pequenos, mas que, com bons projetos gráficos e criatividade editorial, conseguem até eventualmente competir com as grandes companhias do setor." [...]


[continue lendo]

Nenhum comentário: